Relatório de Sustentabilidade 2017
Conheça os principais destaques da AES Tietê no último ano ou acesse o PDF completo para mais informações sobre nossa estratégia e nosso desempenho

Mensagem da Administração

O ano de 2017 foi marcado por relevantes transformações para a Eletropaulo, o que nos permite reafirmar nosso entusiasmo e compromisso com uma melhor performance operacional, com o crescimento sustentado do valor da empresa e do retorno aos nossos acionistas. Aperfeiçoamos nossos padrões de governança corporativa ao promover a migração da Eletropaulo para o Novo Mercado, segmento da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) que reúne as empresas com os mais elevados padrões de governança do país.

Atingimos as principais metas de nosso Plano Estratégico de Criação de Valor, divulgado no início do ano:

• Reduzimos nossas despesas operacionais em R$ 203 milhões;

• Atendemos os nossos clientes com melhor qualidade em nossos serviços. A duração média das interrupções de fornecimento de energia elétrica foi reduzida em 25,4%, e a frequência destas interrupções em 9,6%;

• Investimos, com marcada disciplina, R$ 1 bilhão em nossas operações.

Com a conclusão da migração para o Novo Mercado em novembro de 2017, a Eletropaulo se tornou uma corporação na qual todo o seu capital passou a ser representado unicamente por ações ordinárias, potencializando a liquidez dessas ações e igualando os direitos de todos os nossos acionistas. Com isso, estabelecemos uma nova perspectiva para a captação de recursos no mercado de capitais, o que

possibilitará a busca com maior agilidade de uma estrutura de capital mais robusta, e financiamento a custos mais adequados para o nosso plano de negócios e investimentos.

Reformulamos nosso Conselho de Administração fortalecendo seu papel e trazendo maior diversidade à sua composição. Passamos a contar com a participação de nove membros, dos quais cinco são independentes. Instituímos comitês estatutários de assessoramento: Remuneração e Pessoas, Auditoria e Partes Relacionadas. Esses comitês contribuem diretamente para a melhoria e independência da análise de temas diversos que possibilitam maior transparência e agilidade em nossa capacidade de gerar valor.

Planejamos investir aproximadamente R$ 4,9 bilhões de 2018 a 2022, enfatizando o uso de tecnologia e inovação e o foco na maior eficiência no atendimento aos nossos clientes, nos ganhos reais de produtividade de nossas operações, e na evolução contínua da qualidade de nossos serviços.

Estrategicamente, estamos preparados para responder às transformações correntes e futuras que o setor elétrico e, em especial, o segmento de distribuição de energia elétrica, vem experimentando à medida em que novas tecnologias são incorporadas, possibilitando atender às novas demandas de um cliente cada vez mais exigente e proativo.

Britaldo Soares
Presidente do Conselho de Administração

Charles Lenzi
Presidente da Eletropaulo

A Eletropaulo veja mais aqui

Conectamos 18 milhões de pessoas, distribuindo energia elétrica para 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital, que representam 0,05% do território brasileiro e produzem 17% do PIB nacional. Para atender essa população, prestamos nossos serviços 24 horas por dia, todos os dias.

Nossos 7.355 colaboradores próprios e 15.276 colaboradores contratados estão unidos em um desafio constante: o de levar energia com qualidade e segurança para todos os nossos 7,155 milhões de clientes.

Governança corporativa

Em 27 de novembro de 2017, a totalidade das ações preferenciais da Companhia foi convertida em ações ordinárias, na proporção de uma ação preferencial para cada uma ação ordinária, e passaram a ser negociadas no Novo Mercado da B3, sob o código ELPL3. Essa mudança representa uma importante transformação no modelo de governança corporativa da Companhia.

A Eletropaulo está comprometida em manter a transparência e a ética em suas relações. Para tanto, seguimos as nossas normas internas de conduta, como nosso Guia de Valores, bem como as leis, regulamentações e diretrizes que governam o nosso trabalho incluindo, entre outras, a legislação anticorrupção brasileira (Lei 12.846/13).

Gestão da sustentabilidade

A sustentabilidade é um dos vetores de crescimento da Eletropaulo, apoiada na melhoria da qualidade do serviço, no aumento da satisfação dos clientes, no engajamento e desenvolvimento dos nossos colaboradores e no retorno total aos acionistas. Temos o compromisso de incorporar os princípios e as práticas da sustentabilidade empresarial em nossa cultura corporativa e na gestão dos negócios.

Para dar suporte a esse compromisso, nossa Política de Sustentabilidade direciona a maneira como (i) promovemos a inovação, (ii) asseguramos a eficiência na operação dos ativos, respeitando as condicionantes

socioambientais, e (iii) reduzimos os riscos associados às nossas atividades. A Política de Sustentabilidade foi revisada em 2017 e está disponível a todos os interessados.

Dentro da nossa estrutura de governança corporativa, o Comitê de Sustentabilidade tem a missão de assessorar o Conselho de Administração na integração da sustentabilidade no processo de gestão. O órgão, reestruturado em 2017, propõe a estratégia, as metas e também acompanha a execução dos projetos que melhorem o desempenho de sustentabilidade da Companhia, considerando os impactos e benefícios nas dimensões social, econômica e ambiental.

Alinhados às principais demandas e tendências globais, estruturamos em 2017 o Subcomitê de Mudanças Climáticas e a Comissão de Diversidade, formados por equipes multidisciplinares de colaboradores da Eletropaulo.

Redes inteligentes

As redes inteligentes (também conhecidas como smart grids) representam um significativo avanço tecnológico nos sistemas de distribuição de energia elétrica. Com a utilização de tecnologias modernas e inovadoras, sistemas de gestão e operação das redes mais robustos e confiáveis, e ferramentas de análises de dados já existentes no Centro de Operações da Eletropaulo, estamos avançando na construção de um novo modelo de relacionamento entre a distribuidora e os clientes.

Em 2017, houve a ampliação da automatização da rede de distribuição, por meio da instalação de equipamentos inteligentes. Instalamos detectores de falta de energia, religadores automáticos e equipamentos de self-healing, que possibilitam manobras remotas para a reconfiguração da rede de distribuição em casos de falta de energia.

Criação de Valor

A estratégia da Eletropaulo está orientada por uma missão que visa a promover o bem-estar e o desenvolvimento socioeconômico com o fornecimento seguro, sustentável e confiável de soluções de energia. A visão é ter o reconhecimento dos nossos clientes e acionistas por sermos seu principal parceiro na busca por soluções inovadoras de energia de forma segura, sustentável, confiável e acessível.

Modelo de criação de valor

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Ao longo de 2017, avançamos no alinhamento da estratégia da Companhia frente aos desafios globais de sustentabilidade propostos pela ONU, por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que compõem a Agenda 2030. Com o apoio de uma consultoria especializada, engajamos gestores e colaboradores de diversas áreas da Companhia para avaliar como nossas ações e indicadores impactam cada um dos 17 ODS. Em seguida, priorizamos nossos objetivos de acordo com a Matriz de ODS relevantes para o Setor Elétrico, desenvolvida em parceria com o escritório brasileiro do Pacto Global e outras distribuidoras de energia elétrica do país, considerando o quanto a atividade de distribuição de energia elétrica pode contribuir positiva ou negativamente para o cumprimento dos ODS, e de acordo com o plano de negócios da Companhia.

Desempenho veja mais aqui

A Eletropaulo promove o engajamento permanente dos seus públicos por meio do relacionamento cotidiano das diversas áreas da Companhia com seus stakeholders. Amparadas em uma matriz de relacionamento, nossas equipes garantem o

diálogo transparente e a melhoria contínua de desempenho para atender às demandas e expectativas de colaboradores, acionistas, fornecedores, clientes, poder público, órgãos reguladores, imprensa, agentes do setor elétrico, sociedade civil organizada e comunidades.


Clientes

• 25% de redução no DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora)
• 10% de redução no FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora)
• 74,9 no Índice de Satisfação com a Qualidade Percebida (ISQP)

Colaboradores

• 19.916 horas de treinamento para qualificar leituristas e eletricistas como agentes comerciais
• 86% de índice de satisfação no trabalho

Fornecedores

• 278 fornecedores avaliados pelo IDF dentro de 10 categorias diferentes de produtos e serviços
• 12 empresas premiadas na sétima edição do Prêmio Melhores Fornecedores

Comunidades locais

• R$ 79,9 milhões investidos em projetos com impacto social
• 478 mil pessoas beneficiadas
• 442,7 mil unidades consumidoras cadastradas na Tarifa Social

Realizações de 2017

Em nosso modelo de negócio também temos o compromisso com a transparência e a prestação de contas de nosso desempenho. A seguir, divulgamos aos nossos públicos os resultados alcançados em relação às metas que assumimos para nossos negócios em 2017